terça-feira, 14 de setembro de 2010

patotinha muderna

as redes sociais tem personalidades muito diferentes, saber lidar com essa patotinha muderna não é para qualquer um não. quem dera os problemas fossem aqueles antigos em que um josé qualquer era tirado de cri-cri da tchurma. agora são váááários malucos que invadiram nossas vidas: orkut, twitter, facebook, flickr, linked in, youtube, vimeo, digg, delicious, e a lista não para de crescer. vou falar um pouquinho dos meus miguxos, mas que fique bem claro que eles são muito mais legais do que eu reclamo aqui!

o orkut é um tanto quanto falso. ele adiciona e no dia seguinte finge que não conhece. chama de amigo alguém que não necessariamente tem afinidade. é superficial e mentiroso. uma comunidade com 198.982.827 pessoas não representa necessariamente aquele montante. tem algumas vááárias pessoas que adicionam apenas pela imagem de pertencer aquele grupo. logo, um membro da comunidade da adidas, pode nunca ter comprado um adidas antes, mas está ali pra ostentar o status de parecer algo que nao é. de uns tempos pra cá o orkut ficou pra lá de popular, pra nao dizer povão, e continua sendo falso e fofoqueiro. tem gente de 13 que diz que tem 21, tem de 50 que diz que tem 18, tem homem que diz que é mulher e vice-versa. está cada dia mais difícil confiar no orkut...

o facebook também não é flor que se cheire, é hipócrita e fingidinho. vai lá, adiciona o amigo e depois oculta sem dó nem piedade. é ainda pior do que a falsidade do joguinho emocional do orkut só-add-com-scrap, a pessoa ocultada que escreve no face se sente lida e acolhida, mas na real está sendo desprezada sem saber. o face tem as frescurites dele, porém é mais respeitado, pois até o dado momento seus amigos são mais elitizados que os do seu primo pobre.

o twitter é tão fodão que não tem amigos como os outros, tem seguidores. deve ser por uma característica própria: é o mais verdadeiro e direto ao ponto. ou você segue ou não segue, não tem meio termo, não tem forçação de barra. quem segue necessariamente tem interesse ou tem apreço. por esse mesmo motivo, o twitter tem muiiiito usuário baba ovo. seus seguidores viram verdadeiros papagaios, não só pela estima pelo que seguem, mas também são interesseiros, repetem e repetem "dê RT e participe de uma viagem para cancun", "siga @fulano e concorra ao sorteio de um laptop"...

amizade é saber lidar com as diferenças de cada um. não é moleza lidar com nenhum deles, tem que entender o ponto certo para falar sem se prejudicar. mas quer você queira ou não, você deve ser amigo de todos caso esteja interessado em ver e ser visto. é claro que os amiguinhos acima são muito mais complexos do que descrevi, freud não saberia nem explicar, mas o google com certeza pode ajudar.

Um comentário:

  1. Hahahahahaha, adorei! Principalmente a idéia de traçar o paralelo com a relação que temos com os diferentes tipos de amigos. Muito bom! ;)

    ResponderExcluir